sábado, 19 de setembro de 2015

NAP/IITB/CARUARU "TENTANDO SUPERAR AS ADVERSIDADES"

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa". Roberto Shinyashiki 





Durante todo o mês de abril/2015 nossa colega Juliana Mieko, Perita Papiloscopista lotada na 14ª DESEC-CARUARU, esteve em treinamento no NAP/IITB/DHPP, visando adquirir habilitação prática para locais de crime de CVLI, bem como as técnicas científicas laboratoriais usadas pela equipe NAP/DHPP.  O objetivo principal da colega foi obter aperfeiçoamento profissional para sozinha, a exemplo do nobre colega Adenaule Perito Papiloscopista lotado no DENARC, implantar um Núcleo Pericial do IITB  em Caruaru-PE. 

http://1drv.ms/1W2WWiz
 

A dedicação da Perita Mieko ao aperfeiçoamento e a implantação dos trabalhos, já produziram resultados periciais oficiais no campo da ciência PAPILOSCOPIA com identificação de suspeitos em cenas de crime, contribuindo, significativamente, com os autos dos Inquéritos Policiais na apresentação de prova técnica irrefutável de autoria delitiva, devidamente relatada na forma de Laudo Pericial Oficial;  bem como renderam solicitações de palestras, orientação sobre preservação de local de crime, apresentação do projeto NAP/IITB, entre elogios e apoio de superiores hierárquicos. Hoje a Perita Mieko é  a única profissional Perita Papiloscopista do IITB que atual conjuntamente com a equipe de Perícia da Polícia Científica no Agreste Pernambucano.

http://1drv.ms/1gDcsBY
 
"Para obter resultado diferente da maioria, você tem que se dedicar. Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados. Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.  A realização de um sonho depende de dedicação. Há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica. Mas toda mágica é ilusão. A ilusão não tira ninguém de onde está". Roberto Shinyashiki .

Além do treinamento, a Perita também contou com as orientações, dicas, logística usada pelo NAP/DHPP, fornecimento de modelos de laudos, estatísticas, ofícios, comunicações internas, termo de entrega de veículos e objetos periciados, modelo de apresentação para coletivas a imprensa, fardamentos e alguns insumos, materiais e equipamentos para iniciar os trabalhos periciais na cidade de Caruaru/PE


Mas, nem tudo são flores. As mesmas dificuldades de implantação antes sofridas pelo RASTRO, NAP/DHPP e NAP/DENARC, assim  como a falta de estrutura, apoio logístico e institucional, além da ausência de gestão pública voltada para as perícias do IITB que atingem a todos os Peritos Papiloscopistas que procuram se dedicar a sua atividade fim, a nobre colega também tem enfrentado. Como se fosse via de regra para que a Perícia Papiloscópica faça sentido na Polícia Científica de Pernambuco e é como se não tivéssemos de mostrar que somos capacitados e sim prova que temos condições de superar as adversidades que serão criadas pela audácia de querermos exercer nossa profissão de acordo com a legislação vigente, de termos saído da inércia e do comodismo de realizar atividades meio as quais não contemplam um mérito profissional Perito Oficial e reconhecimento de pleito de uma categoria.



Já não bastasse os opositores de plantão, também encontramos adversidades criadas por alguns de nossos próprios pares, como se tivéssemos nadando contra a maré, indo contra algo líquido, certo, promissor e já estabelecido, ou estivéssemos cometendo um grave erro que vai prejudicar a "todos"; quando na verdade tentam subestimar nossa inteligência como não fôssemos capaz de perceber que o que há por traz de tudo são interesses incomuns a toda a categoria. 



Entretanto, tudo na vida tem que ter um começo, mesmo que seja árdua sua implantação e provando que “O mais importante do que a vontade de vencer é a coragem em começar”, a nobre colega Mieko, a exemplo dos abnegados do RASTRO e NAPs, se mantém firme e disposta a defender a Papiloscopia em Pernambuco e segue tentando cumprir a lei e prestar seus serviços periciais na cidade de Caruaru. Mesmo com todas as adversidades profissionais, mesmo com seus problemas pessoais e a dificuldade imposta pela distância de 130km para vir a Recife em busca de treinamento, estrutura, insumos, materiais, equipamentos, reuniões, etc... 


O fato de ter seu tempo quase que totalmente preenchido, por ser mãe de um bebê e de uma adolescente que requer cuidados especiais, seus deveres como esposa e estudante universitária, não são usados como desculpas para exercer sua atividade profissional delegada por leis do Governo de Pernambuco, cumprindo fielmente sua síntese de atribuições dispostas no item VI do DECRETO Nº 39.921, DE 10 DE OUTUBRO DE 2013. Sabemos que trabalhar com pericia em cenas de crime, requer disponibilidade de tempo para assumir plantões ou ser acionado a qualquer momento para se fazer presente ao local, juntamente com os demais componentes da equipe pericial e de investigação; afastando a pessoa de seu regular convívio familiar. Mas quando amamos o que fazemos tudo se torna mais fácil. A Perita Papiloscopista Mieko trabalha na cidade de Caruaru, mas sua Seccional apura os crimes em 17 cidades que fazem parte da região em torno da cidade sede, Portanto, temos apenas um único Perito do IITB disponível para realizar perícias em Caruaru e nas 17 cidades em torno, o qual tem que estar disponível em qualquer horário, sempre a disposição para realizar perícia de crimes diversos (patrimônio e CVLI), identificação criminal, identificação necropapiloscópica, etc...



A semelhante carreira e as mesmas dificuldades enfrentadas pela colega Mieko, como ocorrera com os demais Peritos Papiloscopistas na implantação de projetos voltados para perícias papiloscópicas e necropapiloscópicas no Estado de Pernambuco prova mais uma vez que jamais devemos desistir de realizar nossos sonhos e projetos por mais difícil que possa parecer, e também nos estimula a postar  algumas palavras de motivação como encerramento dessa matéria.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário