sexta-feira, 21 de junho de 2013

DOCUMENTÁRIO SDS/PE


O IITB foi escolhido pela SDS/PE para fazer parte de um documentário de aproximadamente 8 minutos sobre a Segurança Pública do Estado de Pernambuco. Devido aos investimentos feitos em tecnologia forense para identificação humana através da Perícia Papiloscópica, bem como a produção de resultados periciais expressivos e conclusivos para a resolução dos crimes de CVLI, o Gestor do IITB contactou com a coordenação do NAP/IITB/DHPP para que se fizessem filmagens do laboratório de papiloscopia forense do Núcleo do IITB existente na sede do DHPP.

terça-feira, 18 de junho de 2013

GLOBO CIÊNCIA

Conheça a papiloscopia, ciência que estuda as impressões digitais

Identificação feita por meio da digital é uma das mais seguras e precisas

Impressão Digital (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Em 2011, a população mundial bateu a casa dos sete bilhões de pessoas, segundo dados divulgados na época pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mesmo que muitos indivíduos possam apresentar traços físicos semelhantes, uma característica será sempre única, mesmo em gêmeos idênticos: a digital. Chamada tecnicamente de datilograma, ou dermatoglifo, a impressão digital consiste no desenho formado pelas microelevações da pele das polpas dos dedos, denominadas papilas, quando são impressas em algum tipo de superfície lisa.


sexta-feira, 14 de junho de 2013

CURSOS PARA PERITOS PAPILOSCOPISTAS



Secretaria de Defesa Social - SDS, através da ACIDES-CERE realiza Cursos de Aperfeiçoamentos para Peritos Papiloscopistas.

Projetos de cursos de aperfeiçoamentos para Peritos Papiloscopistas foram aprovados pela Academia Integrada de Defesa Social – ACIDES, os mesmos serão realizados no Campus de Ensino Recife da Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES-CERE) e nas dependências do Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, atendendo a demanda da Gerência Geral de Polícia Cientifica e serão os seguintes Cursos:

• Perícias Papiloscópicas em Local de Homicídios, 
• Representação Facial Humana 3d com Foco em Homicídios e 
• Operação em Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais – AFIS.




EQUIPE TÉCNICA RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

• Salvandir Rodrigues de Souza (Curso de Operação em Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais – AFIS);

• Márcio Correia Mendes (Curso de Representação Facial Humana 3d com Foco em Homicídios) e (Curso de Perícia Papiloscópica em Local de Homicídio).


quinta-feira, 6 de junho de 2013

SEGUINDO BONS EXEMPLOS

A exemplo do NAP/IITB/DHPP, a SDS através da Gerencia de Polícia Científica, resolveu adotar o uso de uniformes visando a padronização dos servidores policiais técnicos-científico, deixando-os devidamente identificados, objetivando organizar e distinguir os diversos atores presentes no local de crime, laboratório e setores administrativos.

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2013-CPL/SDS, já se encontra em pregão eletrônico na modalidade de Registro de Preços para eventual contratação de serviço de confecção de uniformes, os quais atenderão às necessidades dos três institutos que compõem a GGPOC: ICPAS, IMLAPC e IITB, todos, da SDS do Estado de Pernambuco.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

RETRATO FALADO DE SUSPEITOS DE SEQUESTRAR IDOSO NO GRANDE RECIFE



Com base no depoimento do idoso, a polícia solicitou aos peritos do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) a confecção do retrato falado dos suspeitos. Informações sobre o crime podem ser repassadas diretamente à Delegacia de Camaragibe, por meio do telefone (81) 3184.3764, ou ao Disque-Denúncia, no (81) 3421.9595. De acordo com a entidade, as pessoas que colaborarem terão a identidade preservada.

Fonte: G1 PE