sexta-feira, 22 de junho de 2012

MINISTRO DO STF LUIZ FUX E DA JUSTIÇA EDUARDO CARDOSO FALAM DA IMPORTÂNCIA DO PAPILOSCOPISTA NA ELUCIDAÇÃO DE CRIMES‏


Ministro do Supremo Tribunal Federal Luix Fux e Ministro da Justiça falam sobre Papiloscopista e sua importância na elucidação de crimes. só relembrando, o Ministro Luiz Fux é relator da ADI que trata do reconhecimento do Papiloscopista Policial e carreiras equivalentes como PERITO OFICIAL enquadrando-os na lei 12.030 de 2011. Parabéns Ministros pelo comprometimento com a sociedade brasileira. 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SSP/GO declara Papiloscopistas como Peritos Oficiais

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás publicou a Portaria nº 688/2012 SSPJ que reconhece os Papiloscopistas e Datiloscopistas como peritos oficiais em sua área específica e que têm competência para continuar assinando os seus laudos periciais papiloscópico

Os Papiloscopistas e os Médicos-Legistas são os peritos oficiais criminais mais antigos do Brasil, tendo sua atividade normatizada pelo Decreto 4764 de 1903, quando já faziam as perícias de local de crime, identificação das vítimas e criminosos e a fotografia do local.

TEXTO DA LEI GERAL É APROVADO E PERÍCIA É MANTIDA



Dando continuidade aos debates do Projeto da Lei Geral, a presidência da FEIPOL Centro-oeste e Norte e representantes das entidades de classe da policia civil estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (20), no Ministério da Justiça. O Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional, mas não atende os anseios e pleitos dos integrantes da categoria policial.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Recomendação CONASP/MJ nº 6/2012: Autonomia dos Órgãos Periciais Oficiais

Recomendação nº 006, de 28 de Fevereiro de 2012.

A Plenária do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP/MJ, em sua décima quinta reunião Ordinária, realizada nos dias 28 e 29 de fevereiro de 2012, no uso de suas atribuições conferidas pelo artigo 11 do Decreto 6.950, de 25 de agosto de 2009, e 
Considerando as manifestações da ONU e da Anistia Internacional sobre a necessidade de autonomia dos Órgãos Periciais no Brasil;

sábado, 16 de junho de 2012

NOVOS EQUIPAMENTOS DE INFORMATICA PARA O NAP/DHPP

O NAP/DHPP, recebeu no dia 15.06.2012, novos equipamentos de informática dotados de mais tecnologia, potência, armazenamento, velocidade, recursos gráficos e maior poder de processamento de dados e imagens digitais.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

SENASP ENVIA OFÍCIO SOBRE LEI ORGÂNICA

SENASP/MJ

 A SENASP enviou ofício, no dia 14.06.2012 a todos os representantes de associassões e sindicados dos profissionais em Papiloscopia, cujo assunto é uma consulta sobre pontos de interesse no projeto de Lei Geral das Polícias nº 1949/2007.

CLIQUE AQUI e confira  o ofício da SENASP.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

LEI ORGÂNICA É ALTERADA ESTRANHAMENTE, MAS GOLPE É DESCOBERTO


Segundo inormações obtidas junto a Confederação Brasileira dos Policiais Civis - Cobrapol, o texto da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis - LONPC havia sido concluído e enviado à Presidente da República, na forma como pactuado com todas as representações nacionais e o Ministério da Justiça.
No texto original, seriam criados quatro cargos na Lei: perito de polícia, delegado de polícia, escrivão de polícia e investigador de policia. Estranhamente, entretanto, o projeto foi alterado depois que saiu do MJ e a Polícia Técnica foi retirada inteira da LONPC, deixando de existir o cargo de perito de polícia.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA APROVA ANTEPROJETO RECNHECENDO OS PAPILOSCOPISTAS COMO PERITOS

Reunião do MJ aprova anteprojeto de Lei Geral para Polícias Civis reconhecendo Papiloscopistas como Peritos

Atendendo à convocação do Exmo. Sr. Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, o vice-presidente da ABRAPOL, na condição de Diretor Jurídico da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação – FENAPPI, compareceu à reunião administrativa no Ministério da Justiça, acompanhando o Senhor Antônio Maciel, Presidente da FENAPPI e a Senhorita Simone de Jesus, Diretora da FENAPPI e Presidente da Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de Goiás - APPEGO e o Senhor Jânio Bosco Gandra, Presidente da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis - COBRAPOL.

O objetivo da reunião foi discutir e aprovar o novo texto do Projeto de Lei n° 1.949/2007, Lei Geral da Polícia Civil, que terá reflexos na Polícia Federal.
LEIA MAIS>>


FONTE: ABRAPOL.