quinta-feira, 21 de julho de 2011

CAPACITAÇÃO INTERNACIONAL

PERITA PAPILOSCOPISTA DE PERNAMBUCO PARTICIPA DO CURSO CSI - FLÓRIDA (EUA)



Visando qualificação avançada na área de Perícia Forense, a Perita Papiloscopista MAGUILMA BÉCO DA COSTA CRUZ lotada no Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB foi a única profissional da Polícia Científica de Pernambuco a fazer parte do grupo de alunos do Curso Internacional Crime Scene Investigation (CSI), voltado para peritos brasileiros. O curso foi realizado no LAKE COUNTY INSTITUTE OF PUBLIC SAFETY, na cidade de Orlando, Estado da Flórida – EUA, no período de 16 a 20 de maio de 2011, com carga horária de 40 horas.

O Curso coordenado por Charles Saba e sua excelente equipe, possuem um currículo enorme na área policial com treinamentos para a Swat, Sniper e muitos cursos voltados para policiais brasileiros. Incluiu visitas aos laboratórios do Lake County Sheriff’s Office Crime Investigation Bureau, Florida Department of Law Enforcement Crime Laboratory ( Regional Orlando), Medical Examiner’s Office- Distrito 5 e ao Lake County Detention Center ( presídio estadual).  
     
 
A Perita Papiloscopista durante uma semana participou de diversas aulas voltadas para Local de Crime de Morte Violenta; Laboratório LCSO (Tavares, FL); Local de Crime: Coleta e Preservação de Evidências; Casa de Homicídios; Manchas de Sangue; Reconstrução Acidente de Trânsito com morte violenta; IML (Leesbrg, FL); Arma Taser; Laboratório FDLE ( Orlando, FL) e Estande de Tiro. Destacando também as visitas ao Laboratório do Departmente of Law enforcement Crime Laboratory (CSI). Uma ronda noturna é oferecida para os interessados, onde o aluno participa junto ao Deputy (policial) aguardando o chamado de emergência. “É tudo ao vivo e a cores, claro que existem os procedimentos a serem  empregados, um termo de responsabilidade é assinado e o policial responsável é muito dedicado e perspicaz a qualquer situação, uma observação para os fardamentos, sempre impecáveis.” relatou a Perita Papiloscopista Maguilma.

Ao receber o chamado via rádio o policial chega ao local, isola a área, tira fotos da cena do crime sendo responsável por quem entra e quem sai, isto, é, só fica no local quem faz parte da investigação.  A perícia no local de ocorrência é realizada por um técnico (CSI) que é responsável por um automóvel tipo furgão com  materiais/equipamentos e tudo o que compõem o universo da coleta em local de ocorrência/crime entre eles encontramos: máquina fotográfica, pós reveladores, embalagem de vários tamanhos, luz forense, kits diversos, etc. “guarda-se tudo aquilo que é indicio/vestígio do local por um período e em alguns casos  os objetos são leiloados, exceto os de locais de homicídios”, relatou a Perita Papiloscopista Maguilma.


O Instituto Médico Legal possui certificado de qualidade e só faz necropsia.  A  sala é composta de vários materiais e equipamentos novos, é limpa, higiênica e sem qualquer odor. Existe um sala refrigerada cheia de prateleiras onde são colocados potes com pequenos pedaços dos órgãos dos cadáveres para posterior necessidade de exames periciais. Ao término da visita cada aluno recebeu um broche do IML da Flórida.



No sistema prisional do EUA, na cidade de Tavares, que também possui certificado de qualidade, não existe visita intima, realiza-se exame de corpo de delito por enfermeiras de plantão, há celas de vários modelos para cada situação, todas devidamente limpas e organizadas, e também existe um cachorro policial que procura drogas entre os presos e nas celas.

O grupo conheceu também o hangar do LAKE COUNTY, em Tavares, onde ficam três helicópteros para a patrulha policial, receberam diversas informações dos procedimentos para resgates e perseguições, também visitaram uma loja de artigos policiais, como calças, botas, adesivos, etc.



 

Ao finalizar o curso, todos os alunos receberam o diploma da “US Police Instructor Teams” e outro da Polícia do Condado de Lake, Flórida, pelo Instituto de Segurança Pública, com o Título “CSI – Crime Scene Investigation”.

Capacitada e certificada no mais avançado curso de perícia científica existente, a Perita Papiloscopista Maguilma Beco agora espera pela segunda etapa do curso, voltado especificamente para sua área de atuação, a Perícia Papiloscópica, que deve ser realizado no próximo ano.










GALERIA DE FOTOS:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 




 
   

Um comentário:

  1. Realmente essa profissão é muito interessante e extremamente necessária, parabéns as pessoas que fazem parte desse grupo que talvez um dia eu também possa estar presente.

    Otavio

    ResponderExcluir